Alimentos da Época- Junho

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Biscoito de Aveia sem glúten com geléia de goiaba

Olá pessoal,

Hoje trago uma receita da Bela Gil que testei. É muito saborosa, fácil de fazer, rica em fibras e sem glúten. Ótima opção para você mandar de lanche para o seu filho.

Ah! Se o seu filho tem alergia ao glúten compre aveia sem glúten.

Ingredientes:

– 2 xícaras de farinha de aveia

– 2 colheres de sobremesa de chia triturada

– 2 colheres de sopa de azeite

– 2 colheres de sopa de óleo de coco

– 1 pitada de sal

– 2 colheres de sopa de melado

Modo de Preparo:

Misture as farinhas e o sal e reserve. Misture os óleos e melado. Adicione esta mistura aos ingredientes secos. Molde os biscoitos e faça um buraco no meio para colocar a geléia de sua preferência. Asse em forno 180 graus por 20 minutos. Retire do forno e espere esfriar para guardar.

Nesta receita usei geléia de goiaba.

Porção: 3 biscoitos

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Moqueca de Jaca

É isso mesmo que leram!!! Usei os gomos da jaca verde no lugar do tradicional peixe. Essa fruta é boa fonte de vitaminas, proteína e fibras. Aproveitem. E o caroço cozido tem sabor de castanha portuguesa.

Ingredientes:

– 250g de gomos de jaca cozido em panela de pressão por 15 minutos

– 1/2 maço de coentro picado

– 3 dentes de alho picados

– 2 tomates picados

– 1 cebola picada

– 1/2 pimentão vermelho picado

– Sal, azeite, pimenta a gosto

– 3 colheres de sopa de azeite de dendê

– 200mL de leite de coco

– 200mL de água

Modo de preparo:

Refogue o alho, cebola, tomate e pimentão no azeite. Adicione a jaca, leite de coco e coentro. Após ferver, desligue o fogo e adicione o azeite de dendê.

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Pé de Moleque Funcional

Hoje trago uma receita que resolvi testar e aprovei. Sempre comi aquele pé de moleque tradicional que era composto de amendoim e rapadura. Nesta versão usei mel e óleo de coco. Ficou uma delícia, além de nutritivo, pous amendoim rico em vitamina E e o óleo de coco repleto de antioxidantes.

Ingredientes:

– 2 colheres de sopa de óleo de coco líquido

– 2 colheres de sopa de mel

– 2 colheres de sopa de pasta de amendoim crocante sem açúcar

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes e leve ao freezer por 1 hora. Depois é só se deliciar. Claro que se deixar fora do freezer por muito tempo ele amolecerá.

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Bolo de Banana sem Glúten

Hoje resolvi testar a receita que um dos pacientes do grupo hábitos saudáveis fez. Esta versão não utilizou farinha de trigo e sim farinha de aveia sem glúten. Ficou super fofa e saborosa. É uma versão também que vai pouco açúcar e óleo.

Ingredientes:

– 2 bananas

– 1 xícara de farinha de aveia

– 1 colher de sopa de açúcar mascavo

– 50mL de óleo

– 1 colher de sopa de fermento químico

– 2 ovos

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve e reserve. No liquidificador coloque o óleo, as gemas e as bananas. Após formar uma pasta, misture aos ingredientes secos. Depois envolva a clara em neve e o fermento químico. Leve para assar em fono médio por 20 minutos.

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Bolo de Maracujá Integral

Já pensou o seu filho abrir a lancheira e se deparar com um coração!!! É isso mesmo, podemos fazer aquele bolo saudável e mandar para o lanche. Esse é de maracujá e farinha de aveia.

Ingredientes:

– 1 1/2 xícara de farinha de trigo

– 1/2 xícara de farinha de aveia

– 1 xícara de açúcar mascavo

– 100mL de suco de maracujá

– 2 ovos

– 3/4 xícara de óleo de girassol

– 1 colher de sopa de fermento químico

Modo de Preparo:

Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve e reserve. Misture todos os ingredientes e adicione por último, delicadamente as claras em neve e o fermento químico. Unte a forma e leve ao forno médio por 30 minutos. Pronto para servir.

Ah! Eu usei o suco do próprio maracujá.

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Sanduíche de Castanha de Caju

Olá pessoal,

Sabe quando estamos sem ideia sobre o que preparar de lanche para os nossos filhos e acabamos sempre mandando o tradicional… Convido vocês a oferecer um sanduíche diferente, saboroso e claro super nutritivo. Nesta versão o pão integral leva um recheio de pasta de castanha de caju. Este recheio é rico em antioxidantes, proteína e gordura de boa qualidade. Segue abaixo a receita.

Ingredientes:

– 1/2 xícara de castanha de caju crua

– 1 dente de alho pequeno

– 1/2 limão

– Sal, azeite a gosto

– 1 colher de sopa de água

– 1 colher de sobremesa de cúrcuma ou açafrão da terra

Modo de Preparo:

Deixe as castanhas de molho em água filtrada por 4 horas e descarte a água. Bata no processador todos os ingredientes e pronto. Sua pasta está pronta para consumir. Mantenha em geladeira por até 7 dias.

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